As
lentes esféricas constituem sistemas ópticos de amplas aplicações na
atualidade. Elas desempenham um papel um papel importantíssimo, desde os
sofisticados “LASERS” até os mais simples pares de óculos.
Podemos
defini-las como sendo um meio transparente e homogêneo, limitado por duas
superfícies curvas, ou por uma curva e outra plana.
A lente será denominada esférica, quando pelo menos
uma de suas faces o for. Em caso contrário poderá ser parabólica ou cilíndrica,
por exemplo.
Observação:
Uma
lente é delgada quando a espessura (e) for desprezível em relação aos raios de
curvatura. (e << R)
8.2 –
Classificação das lentes
Podemos
classificar as lentes quanto a dois aspectos: tipos de faces e comportamento
óptico.
F Classificação quanto as faces:
Observações:
Os
nomes das lentes segue a convenção que devemos citar em primeiro lugar a face
de maior raio de curvatura.
F Classificação quanto ao
Comportamento Óptico:
Nessas figuras consideramos que as lentes são de
vidro e estão imersas no ar (nvidro > nar), que é o
caso mais comum na prática. Nessas condições, as lentes de bordos finos são
convergentes e as lentes de bordos grossos são divergentes.
Raios
Notáveis
Assim
como foi feito para os espelhos esféricos, iremos agora descrever alguns raios
que são fáceis de serem utilizados na determinação da imagem numa lente
esférica.
Todo raio que incide
no centro óptico atravessa a lente sem sofrer desvio.
Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal
emerge numa direção que passa pelo foco.
Todo raio que
incide sob o foco emerge paralelo ao eixo principal.
Determinação
Gráfica da Imagem
De
maneira análoga ao que fizemos para espelhos esféricos iremos proceder agora
para lentes.
Determinação Analítica da Imagem
As
equações que utilizaremos para a determinação da posição e tamanho da imagem
são análogas às utilizadas no estudo de espelhos esféricos.
Regra de Sinais
- p é positivo se o objeto estiver na frente da superfície (objeto real)
- p é negativo se o objeto estiver atrás da superfície (objeto virtual)
- p' é positivo se a imagem estiver atrás da superfície (imagem virtual)
- p' é negativo se a imagem estiver na frente da superfície (imagem real)
- R é positivo se o centro de curvatura estiver atrás da superfície
- R é negativo se o centro de curvatura estiver na frente da superfície
Aula Sobre Lentes Esféricas
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