sábado, 30 de março de 2013

Aula 6 - Princípio de Arquimedes

6 - Princípio de Arquimedes




Os corpos mergulhados totalmente ou parcialmente, num fluido, recebem do mesmo uma força de baixo para cima, na vertical, denominada EMPUXO E.

Arquimedes, há mais de 200 anos a.C., estabeleceu a perda aparente do peso do corpo, devida ao empuxo, quando mergulhado num líquido.

Princípio de Arquimedes:

Todo corpo mergulhado, total ou parcialmente, num fluido em repouso, recebe um empuxo, de baixo para cima, de intensidade igual ao peso do fluido deslocado.



Se um corpo está mergulhado num líquido de massa específica dL e desloca volume VD do líquido, num local onde a aceleração da gravidade é g, temos:

- peso do líquido deslocado: PD = mD . g

- como dL = m/ VD  => mD = dL . VD

Portanto: PD = dL . VD . g


De acordo com o Princípio de Arquimedes: E = PD, logo,

E = dL . VD . g


Exercícios

1> Um objeto com massa de 10 kg e volume 0,002 m3 é colocado totalmente dentro da água.
(a) Qual o valor do peso do objeto ?
(b) Qual a intensidade da força de empuxo que a água exerce no objeto ?
(c) Qual o valor do peso aparente do objeto ?
(d) Desprezando o atrito com a água, determine a aceleração do objeto.
Considere g = 10 m/s2


2> Um bloco cúbico de madeira (dc = 0,65 g/cm3), com 20 cm de aresta flutua na água. Determine a altura do cubo que permanece dentro da água.


3> Uma esfera tem 6,0 g de massa e sua massa específica vale 0,80 g/cm3. Calcule o empuxo sobre ela exercido quando estiver totalmente imersa num líquido de massa específica igual a 0,90 g/cm3, num local em que g = 9,8m/s2.


4> Os icebergs são grandes blocos de gelo que vagam em latitudes elevadas, constituindo um sério problema para a navegação, sobretudo porque deles emerge uma pequena parte do total.
Sendo V o volume total do iceberg e mg = 0,92 g/cm3 a massa específica do gelo, determinar a porcentagem do iceberg que aflora à superfície livre da água, considerada com massa específica igual a mL = 1 g/cm3.

Simulação


Vídeos






Nenhum comentário:

Postar um comentário