Introdução:
A finalidade deste desafio é levar os estudantes, distribuídos em grupos de um a seis alunos, a desenvolverem métodos eficazes de transformação de energia potencial em cinética. Eles aplicarão também seus conhecimentos sobre máquinas simples para construir um veículo que usará uma ratoeira para propulsão. A eficiência da máquina é crucial, pois vencerá a competição o veículo mais rápido e que não queime os limites da pista.
A finalidade deste desafio é levar os estudantes, distribuídos em grupos de um a seis alunos, a desenvolverem métodos eficazes de transformação de energia potencial em cinética. Eles aplicarão também seus conhecimentos sobre máquinas simples para construir um veículo que usará uma ratoeira para propulsão. A eficiência da máquina é crucial, pois vencerá a competição o veículo mais rápido e que não queime os limites da pista.
Objetivos
Práticos:
1. Traçar os planos e construir
um projeto do carro movido à ratoeira.
2. Aplicar suas habilidades na
solução de problemas para construir um veículo que satisfaça a regras dadas.
3. Construir um veículo com um
sistema de navegação ajustável que mantenha o deslocamento do veículo em uma
linha reta.
4. Aplicar conhecimentos de
máquinas simples para satisfazer as regras do desafio.
Materiais:
1. Ratoeira (único dispositivo de propulsão do carrinho).
1. Ratoeira (único dispositivo de propulsão do carrinho).
Instruções:
1. Construa um veículo que se desloque o mais rápido possível uma distância de 3 m quando a mola da ratoeira é liberada. A ratoeira deve ser parte do carro e mover-se junto com ele.
1. Construa um veículo que se desloque o mais rápido possível uma distância de 3 m quando a mola da ratoeira é liberada. A ratoeira deve ser parte do carro e mover-se junto com ele.
2. Você poderá usar somente uma
ratoeira.
3. Nenhum outro meio de propulsão
é permitido na competição.
4. A pista será demarcada
com uma largura de 80 cm e distância de 3 m. Só será considerada a distância
percorrida dentro da pista.
5. Você deve projetar um sistema
remoto para o lançamento para seu veículo. Você não pode fazer contato físico
direto ao realizar o lançamento (pode ser um bastão para tocar na ratoeira).
6. Cada Equipe deve entregar a comissão julgadora um projeto do carrinho. Ele deve conter, no mínimo, os esquemas detalhados do carro e do lançador; lista detalhada de materiais usados e uma estimativa de desempenho.
6. Cada Equipe deve entregar a comissão julgadora um projeto do carrinho. Ele deve conter, no mínimo, os esquemas detalhados do carro e do lançador; lista detalhada de materiais usados e uma estimativa de desempenho.
7. A competição será realizada em
duas pistas como numa corrida de arrancadas. Vencerá o carrinho que atingir
primeiramente a linha de chegada depois de dada a largada. O competidor
eliminará seu oponente numa melhor de três corridas. As chaves serão elaboradas
a partir do "pole day", que se realizará uma semana antes (ou data
marcada pela comissão). No caso do carrinho queimar as linhas ele será
desclassificado neste ponto, ou seja, se os dois carrinhos queimarem vencerá o
carrinho que atingiu maior proximidade da linha de chegada no momento da
queimada.
8. Chassis, as rodas e os eixos
do carro podem ser feitos de qualquer material desde que não sejam considerados
perigosos.
9. Qualquer caso omisso no
regulamento será decidido pela comissão julgadora do evento.
OBS: Procure na internet pela
palavra mouse trap car
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