segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 3 - Estática (Parte 3) - Momento


4 – MOMENTO NUM CORPO EM EQUILÍBRIO

No caso de ponto material, basta garantir que o corpo não translade, estará garantido que o corpo estará em equilíbrio. No caso de uma barra ou uma ponte (corpos extensos) teremos que garantir que o corpo não rotacione também. A grandeza física que relaciona força e rotação num ponto é chamada de momento ou torque. Discutiremos seu cálculo e aplicação nos próximos parágrafos.

Definimos Momento (M) em relação a um referencial, no caso ponto O (parafuso), o produto da força aplicada a um corpo pela distância desta força até o ponto de referência.



Momento é uma grandeza escalar, como tal, pode ser positiva ou negativa. O sinal segue a seguinte convenção:

Caso a Força aplicada fornece uma rotação em relação ao ponto de referência no sentido anti-horário, teremos momento positivo.

Caso a Força aplicada fornece uma rotação em relação ao ponto de referência no sentido horário, teremos momento negativo.

   Importante:

Corpo Rígido é aquele em que as posições de suas partículas (macroscópicas) não se alteram em relação a um referencial fixado no próprio corpo.

Para garantirmos que um corpo permanece em equilíbrio estático teremos que impor a condição que não permita rotação de nenhuma força aplicada, ou seja, a soma de todos os momentos deve ser igual a zero.


Vídeos:









Nenhum comentário:

Postar um comentário